Rua Antônio Araújo, 233 - Centro - Passo Fundo-RS

Programação cultural do Sesc Setembro/Outubro

04 de set de 2017

CIRCUITO RIO GRANDE NO PALCO

 

ESPETÁCULO DE DANÇA – DANZPARE BRASIL

Danzpare Brasil - Festival  Internacional de Danças Patrimonial em Pares

Argentina, Uruguai, Equador, Panamá, México, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Chile e Colômbia, são os países confirmados. Realização Baillar Centro de Danças com Apoio Cultural Sesc Passo Fundo.

 

Classificação: livre

Duração 1h15min

 

Data: 17/09

Local: Teatro Sesc Passo Fundo -  Av. Brasil, 30.

Horário: 19h

 

 

OFICINA DE DANÇA

Ritmos Étnicos

Baillar Centro de Danças (RS)

Casais de bailarinos participantes do Danzpare Brasil compartilham danças tradicionais de seus países para o público brasileiro: Colômbia, Argentina, Equador, Honduras, México e Guatemala.

 

Duração: 2h

Classificação etária: 10 anos

Limite de público: 25 pessoas

 

Data: 18/09

Local: Sesc Passo Fundo -  Av. Brasil, 30.

Horário: 19h

Inscrições gratuitas

 

 

OFICINA DE DANÇA

Street Infantil

Petipá Espaço da Dança (RS)

Modalidade trabalhada dentro do estilo ”dança de rua” adaptada para o universo infantil. Aula diversificada desde alongamentos a corporeidade total da criança, diferentes planos e níveis, memorização e consciência corporal.

 

Ministrante: Luana da Rosa

Duração: 2h

Classificação etária: acima de 8 anos

Limite de público: 20 crianças

 

Data: 10/10

Local: Sesc Passo Fundo -  Av. Brasil, 30.

Horário: 14h

Inscrições gratuitas

 

 

Comercial Zaffari 60 anos e Sesc Passo Fundo apresentam Tholl, Imagem e Sonho – 15 anos

Grupo Tholl (RS) 

Em uma trajetória brilhante, quase inacreditável, Tholl, Imagem e Sonho completa 15 anos em cena. Parece que foi um sopro e 15 anos se passaram com muitas alegrias e cheios de garra. Revigorada e sempre atual, em toda a sua trajetória a montagem teve poucas cenas modificadas, tornando-se cada vez mais vibrante e sempre mantendo a sua essência. Hoje, mesclando artistas que permanecem desde a estreia e novos talentos que surgiram com o tempo, a trupe de Pelotas/RS comemora o sucesso do espetáculo circense que encanta por onde passa, arrebata corações, ganha novos fãs e desperta o gosto pela arte circense. Tholl, Imagem e Sonho usa roupagem moderna e arrojada e, ao completar 15 anos, foi vestido para a festa com toda a pompa que merece: figurinos de luxo com toques de modernidade e perucas estilizadas. O espetáculo tem iluminação sofisticada, coreografia e música vibrante e marcada.  

Tholl libera os espectadores para que façam sua própria leitura de forma simples e sincera, transportando-os a um mundo de sonho e fantasia. 

 

Ficha Técnica

Elenco: Christian Naigua, Douglas Paiva, Eduardo Ferreira, Evelyn Araújo, Fábio Marques, Gabriel Vasconcelos, Gustavo Moreira, Igor Baldez, Jéssica Vicente, João Siqueira, Kauane Ribeiro, Luana Wrague, Marvin Duarte, Patrick Domingues, Ricardo Bach, Simone Lyrio, Thiago Barbosa, Vinicius Vasconcellos.

Cenografia, adereços e maquiagem: Grupo Tholl

Contrarregras: Glaura Lauz e Tiago Andrade

Operador de luz: André Freitas

Ensaiador e operador de som: Diego Gouvêa

Produtora Executiva: Elaine Acosta

Assistente de Direção: Sandra Jorge

Figurinos, trilha sonora pesquisada e direção geral: João Bachilli

 

 

Classificação: livre

Duração 75 min

 

Data: 29/10

Local: Parque da Gare - Vila Lucas Araujo, Passo Fundo - RS

Horário: 20h

PALCO GIRATÓRIO

 

Hamlet – processo de revelação

Coletivo Irmãos Guimarães / DF

 

Teatro Adulto

Classificação etária: 12 anos

Duração: 100min

 

A montagem propõe uma adaptação radical: um ator em cena, o próprio dramaturgo, Emanuel Aragão, que tenta reconstruir a narrativa de Shakespeare em um diálogo direto e aberto com a plateia. Em uma troca constante com a “performance art”, o espetáculo busca a concretização cênica do percurso trágico da personagem: uma junção da dimensão do performer à do príncipe da Dinamarca. E a busca pela resposta à pergunta: é possível que o ator atravesse, de fato, a trajetória da personagem?

 

Dramaturgia: Emanuel Aragão

Direção: Adriano Guimarães e Fernando Guimarães

Elenco: Emanuel Aragão

Colaboração: Liliane Rovaris

Iluminação: Dalton Camargos / Sarah Salgado

Cenografia: Adriano Guimarães / Fernando Guimarães / Ismael Monticelli

Figurino: Ismael Monticelli / Liliane Rovaris

Projeto Gráfico, site e fotografia: Ismael Monticelli

Direção de produção: Verônica Prates

Coordenadora artística Quintal: Valencia Losada

Coordenadora de projetos: Maitê Medeiros

Produtor executivo Quintal: Thiago Miyamoto

Produtor técnico: Iuri Wander

Direção técnica: Josenildo de Sousa

Assistência: Eduardo Jaime

Produção e administração: Quintal Produções

 

22/10 – Passo Fundo

Local: Teatro Sesc

Horário: 20h30

TEATRO A MIL

 

Andarilho

Teatro Ateliê

Três andarilhos há tempos percorrendo as distâncias do pampa acumulam na bagagem vivências e histórias do que se retém na memória, outras que a imaginação dá conta, para surpreender o vivente desavisado, causando o susto ou a risada solta. Através desses andantes nos tornamos ouvintes de pequenas histórias, engraçadas, tristes ou fantasiosas, tudo arrematado por alguma milonga ou cantoria. Afinal de contas, por todas essas terras não falta disposição para prosa lenta passando o mate amargo de mão em mão.

 

Direção: Alex Limberger

Direção Musical: Germano Reis

Texto: Lú Endress

Dramaturgia: Teatro Ateliê

Elenco: Gustavo Dienstmann,  Philipe Philippsen e Valquíria Cardoso

Luz: Ricardo Vivian

Som: Alex Limberger

 

Duração: 40 minutos

Classificação etária: livre

 

Passo Fundo – 12 e 13/09

Local: Teatro Sesc

Horários: 12/09 as 14h e 16h. 13/09 as 10h e 15h (4 sessões)

 

 

Mapa para Brincar

Grupo Ueba Produtos Notáveis (RS)

Zão e Zoraida encontram um mapa misterioso que os conduzirá na busca pela felicidade. Cheios de curiosidades, ambos partem para a aventura e descobrem que o mapa indica o caminho através de charadas e brincadeiras. Ao chegarem no ponto final, descobrem que o mais importante foi o caminho e a diversão que tiveram nos momentos em conjunto, além dos sentimentos de amizade, companheirismo e inocência que tomaram conta desta jornada.

 

Ficha técnica:

Direção: Jonas Piccoli

Dramaturgia: Jonas Piccoli e Aline Zilli

Figurinos: Raquel Cappelleto

Cenário e adereços: Grupo Ueba

Atuação: Jonas Piccoli, Aline Zilli e Maicon Lionço

Apoio: Fernando Gomes

 

Duração: 60 minutos

Classificação etária: livre

 

Lagoa Vermelha – 09,10 e 11/10

Horários: 13h30 e 15h30 – 6 sessões

Local: Casa de Cultura Lagoa Vermelha  – RS - Rua Nívio Castelano, 950


CIRCUITO SONORA BRASIL

 

·         UTILIZAR BOX ARTE GRÁFICA ELABORADA PELO DN;

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 20ª edição, o projeto apresenta o tema Bandas: formações e repertórios.

O tema irá traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara.  São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveispela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado.

 

QUINTETO DE METAIS UFBA (BA)

No Brasil é um fato incontestável que um grande número de instrumentistas de sopro, especialmente no naipe de metais, obteve sua formação musical de base nas bandas marciais – filarmônicas, escolares, etc. Muitos, inclusive, são naturais de cidades do interior onde as sociedades musicais são, muitas vezes, o único ou o mais acessível caminho para quem deseja estudar música. Esse histórico cabe também ao Quinteto de Metais da UFBA, cujos integrantes vivenciaram exatamente este percurso.

O quinteto de metais tem por objetivo apresentar repertórios compostos para esta formação, no âmbito da música de concerto, que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais. Repertórios encontrados, de um modo geral, na obra de compositores que também vivenciaram este percurso como instrumentistas, partindo, posteriormente, ao estudo acadêmico dedicado à composição.

Músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos professores da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

 

 

25/09/17 – Passo Fundo

Local / Endereço: Teatro do Sesc - Av. Brasil, 30

Horário: 20h

 

 

SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO JOSEFENSE (SC)

Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e está sediada na cidade de São José, na Grande Florianópolis. Formada por 12 músicos apresentará repertório composto originalmente para bandas de música com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas, também cabendo ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras.

Músicos: Fábio Agostini Mello (flauta, flautim, saxofone soprano e tenor), Ney Platt (flauta, saxofone alto e tenor), Braion Johnny Zabel ( clarinete, sax alto), Rui Gilvano Da Silva (clarinete), Jean Carlos da Silva Rodrigues (trompete), Orlando José Steil (trompete), Carlos Felipe Andrade Schmidt (bombardino e trombone), João Geraldo Salvador Filho (tuba), Artur José Fernandes (trombone), Jean Leiria (percussão) e Cristiano Canabarro Forte (percussão) e Jean Gonçalves (clarinete e regência).

 

27/10/17 – Passo Fundo

Local / Endereço: Teatro do Sesc - Av. Brasil, 30

Horário: 20h30

SESC MÚSICA

 

ESPECIAL CALIFÓRNIAS

Quinteto Nativo (RS) 

Apresenta os principais clássicos das Califórnias da Canção Nativa de Uruguaiana, evento que teve início em 1971 e que é considerado patrimônio cultural do Estado do RS. A Interpretação de clássicos como Negro da Gaita, Veterano, Esquilador, Desgarrados, Florêncio Guerra e Guri farão o público reviver momentos que se eternizaram na cultura musical do Rio Grande do Sul.

 

Músicos 

Glênio Vieira - Violão

Jauro Ghelen – Acordeon e Voz

Luis Renato Escobar – Baixo e Voz

Rafael Terres da Silva – Violão

Pedro Almeida – Voz e Bateria

 

Classificação: livre

Duração 1h20min

 

Data: 06/09

Local: Teatro Sesc Passo Fundo -  Av. Brasil, 30.

Horário: 20h

 

 

NOSSA MÚSICA

Grupo Arte Gaúcha – PRESTO Produções Artísticas (RS)

O espetáculo propõe uma releitura de clássicos da música gaúcha tradicional folclórica e popular, integrando-se à linguagem da música erudita. Esta união é possível através de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização deste repertório: quarteto de cordas, voz & violão, acordeom, percussão. 

A busca por novas formas de chegar às pessoas através da música, passa pela leitura do que já foi interpretado, porém, possibilitando outro ouvir e sentir. O público tem assim a oportunidade de encontrar em um mesmo momento, a música da nossa terra e também a música que há séculos encanta os mais diversos públicos em todo o mundo.

 

Coordenação Artística: Lúcia Passos

Produção: Ailton Abreu

Músicos:

Violino I - Rael Gobatto

Violino II - David Garcia

Viola - Cassiano Rocha

Violoncelo - Ailton Abreu

Voz & Violão - Jacson Jaques

Voz & Percussão - Igor de Macedo

Acordeon - Fernando Ávila

 

Classificação: livre 

Duração: 60 minutos 

 

Data: 20/09

Local: Casa de Cultura Lagoa Vermelha  – RS - Rua Nívio Castelano, 950

Horário: 20h

 

 

II CIRCUITO CULTURAL UPF SESC

Universidade de Passo Fundo

Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, realiza apresentações gratuitas dos Grupos Artísticos da UPF, numa parceria com o Sesc Passo Fundo.  Busca incentivar e divulgar a cultura. 

Grupo Big Band Comunitária UPF, sob regência e coordenação do Professor e maestro Rodrigo Ávila, e o Projeto Coro Instrumental e Infantil juntamente com o Grupo de Danças Pupilas.

 

Apresentação Grupo Big Band

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

Data: 26/09

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30

 

Apresentação Coro Instrumental e Infantil e Grupo de Danças Pupilas

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

Data: 18/10

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30

 

 

FESTA DE ARROMBA: VOLTANDO AOS TEMPOS DA JOVEM GUARDA

WAGNER & Cia

Wagner & Cia apresentam um espetáculo sobre a Jovem Guarda período musical que perdurou durante os anos de 1958 a 1968. O show apresenta as músicas dos ídolos da Jovem Guarda, comandadas por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Estas músicas eram feitas por jovens dos subúrbios do Rio, de São Paulo e de várias outras cidades do país. Eles expressavam seus sentimentos, emoções, vivências, em composições próprias ou versões de sucessos americanos, ingleses, italianos. As letras, em sua maioria eram ingênuas porque os jovens também eram ingênuos. Este show pretende resgatar as músicas daquela época para fazer brilhar novamente a Jovem Guarda nesta nova “Festa de Arromba”.

Músicos: Cláudio Joaquim Paiva Wagner, Guilherme Gambetta da Silva, Julian Teixeira e convidados.

 

Classificação: livre

Duração: 90 minutos

 

Data: 28/10

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30

CINEMA

 

O Homem da Lua

O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega ao novo planeta, ele se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afujentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.

 

Diretor: Stephan Schesch Sarah Clara Weber

Duração: 98 min

Gênero: Animação

Ano 2012

Classificação: Livre

 

Data: 05/09

Horário: 14h

Local: Teatro Sesc – Av.Brasil,30

 

 

Uma viagem extraordinária

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

 

Diretor: Jean Pierre Jeunet

Duração: 105 min

Gênero: Aventura/Drama/Familia

Ano 2014

Classificação: 10 anos

 

Data: 21/09

Horário: 10h e 19h

Local: Teatro Sesc – Av.Brasil,30

O Mundo dos Pequeninos

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

 

Diretor: Hiromasa Yonebayashi

Duração: 94 min

Gênero: Animação/ Aventura

Ano 2012

Classificação: Livre

 

Data: 09 e 16/10

Horário: 14h

Local: Teatro Sesc – Av.Brasil,30

 

 

 

Asterix e o Domínio dos Deuses

O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

 

Diretor: Louis Clichy, Alexandre Astier

Duração:85 min

Gênero: Animação/ Aventura

Ano 2016

Classificação: Livre

 

Data: 11 e 19/10

Horário: 14h

Local: Teatro Sesc – Av.Brasil,30

 

 

 

LITERATURA

 

SESC MAIS LEITURA

Escrevendo, Escreouvindo, Escrelendo

Como um vocalista de banda, como um rapper, o poeta Ricardo Silvestrin diz seus poemas. Diz de memória, o que facilita a entonação, a inflexão, a pontuação e os trânsitos da palavra com o corpo. São poesias que estão nos seus diversos livros. E aí já temos outro trânsito, da palavra escrita para a falada. Dos olhos para a boca e os ouvidos. Um poeta se faz no seu tempo, mas também no convívio com o que os poetas de todos os tempos já escreveram. Assim, Ricardo vai falar, além de seus próprios poemas, algumas poesias de dois outros poetas que foram e são importantes para a sua formação como criador: Manuel Bandeira e Drummond. "Escrevendo, escreouvindo, escrelendo", como Ricardo diz num dos seus poemas, é a síntese do que ele apresenta: a palavra vista, ao vivo com o poeta, ouvida e lida.

Tema: Poesia  

Ministrante: Ricardo Silvestrin

 

05 e 06 de outubro – Passo Fundo

Local: Escolas Públicas de Ensino – mediante agendamento.

 

 

 

Mostras Didáticas

 

Mostra Simões Lopes Neto

A exposição João Simões Lopes Neto - o escritor da alma gaúcha - pretende incentivar o público estudantil e comunidade em geral a apreciar a obra de um dos maiores escritores brasileiros. São 12 painéis sobre a vida e a obra do escritor que com traço impressionista manejou a voz e o silêncio da pampa. E criou Blau Nunes, o gaúcho brasileiro.

 

Data: 11 a 16/09/17

Horário: 09h as 21h

Local: Centro de Convivência do Idoso - Rua Henrique Nardi nº 255 - Montauri – RS

 

Data: 18 a 30/09/17

Horário: 8h às 17h - Segunda à sexta-feira

Local: Casa da Cultura - Rua Augusto Fortuna S/N - Santo Expedito do Sul – RS

 

 

Mostra Mário Quintana

A mostra apresenta 14 banners com trechos de poesias ilustradas de Mário Quintana, poeta gaúcho homenageado pela Academia Brasileira de Letras, que contribui significativamente à cultura rio-grandense, com mais de 35 obras publicadas. A exposição retrata períodos de sua vida, do nascimento em Alegrete até sua cidade por adoção Porto Alegre.

 

Data: 05/09 a 30/10

Local: Biblioteca Sesc Passo Fundo – 5º andar

Visitação: 9h às 18h seg a sex, e 13h as 18h - sábados

Entrada Franca

 

 

8º Traçando Histórias

Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil - chega a sua oitava edição com o objetivo de oferecer um programa das múltiplas formas de se contar uma história, que só se completa com o olhar dos visitantes e dos leitores.

 

Data: 02/10 a 31/10/17

Horário: 8h as 12 e das 13h30 às 20h

Segunda à sexta-feira

Local: Unidade Sesc Senac Lagoa Vermelha  – RS  - Rua Nívio Castelano, 926

 

 

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Data: Setembro e Outubro

Local: Biblioteca Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30 – 54. 3313-4318

Agendamento Gratuito

 

Livro: O Menino Que Vendia Palavras – Prêmio Jabuti 2008 -  Ignácio de Loyola Brandão

O protagonista deste livro é um menino que tem muito orgulho de seu pai, um homem culto, inteligente e que conhece as palavras como ninguém. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. O menino, sempre com um humor leve e envolvente, descobre como é importante conhecer as palavras, pois assim ele vai saber conversar, orientar as pessoas, explicar suas ideias e sentimentos, desempenhar melhor suas tarefas, progredir na vida, entender todas as histórias que lê e até mesmo convencer uma menina a namorá-lo! E, assim, vai aprendendo essas e outras lições valiosas e percebendo com seu pai o quanto a leitura é necessária, pois quanto mais palavras você conhece e usa, mais fácil e interessante fica a sua vida.

 

Livro: Obax - André Neves 

Obax Ã© uma menina muito esperta que adora contar suas aventuras. Mas, ninguém acredita em suas histórias. Então, ela decide sair em uma grande aventura com seu amigo Nafisa, um elefante solitário que se perdeu da manada.

 

Livro: Contos de Adivinhação - Ricardo Azevedo 

Já ouviu falar de um rei infeliz que vive atazanando os súditos com adivinhas?

Ou do velho soldado que, para escapar da morte, inventa poesia? 

Da estranha moça que só aceita se casar com quem se esconder e ela não puder encontrar?

Assim são as histórias deste livro: divertidas e intrigantes. Todas resgatadas por Ricardo Azevedo da rica cultura popular brasileira. 

 

Livro: Dom Casmurro – Machado de Assis

Nessa contação denominada “Dom no Divã”, o protagonista machadiano, Bento Santiago, reflete sobre sua vida em Mata Cavalos, seu amor por Capitu e sobre as decisões que tomou até o momento. Dom Casmurro abre a alma para um psiquiatra que apenas ouve suas lamúrias, sem indagar, sem prescrever, sem dizer uma palavra, apenas ouve. O mundo expandido, dessa obra clássica da Literatura Brasileira tem a intenção de mostrar um Bentinho, um Bento Santiago e um Casmurro, um pouco além do livro. Um pouco além do fim.

 

 

 

Atividades de literatura para Adultos

 

Sarau Poético - Ã‰is, Manumanô

Cássio Borges

Apresentação da poética de Manoel de Barros e Manuel Bandeira, dois grandes poetas brasileiros, através de narrações, leituras, animações e canções baseadas em suas obras. Uma atividade colaborativa que conta com a participação dos alunos.

 

Público: Ensino Médio

 

Duração: 60 min

 

Data: 24/10

Horário: 9h

Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30

Agendamentos Gratuitos no Sesc – 54 3313.4318

Projeto Livro do Mês

O Projeto Livro do Mês, realizado pela Universidade de Passo Fundo em parceria com o SESC, visa à consolidação do processo de formação de leitores, desencadeado com as Jornadas Literárias, constituindo-se parte do Projeto de Movimentação Cultural Permanente da Capital Nacional da Literatura. Oferecer a oportunidade de ler um livro, debater o mesmo com o autor em momento posterior, apropriar-se das ideias emergentes das discussões é um processo sério e contínuo de desenvolvimento de atitudes positivas frente à leitura. O Projeto destina-se a estudantes e professores universitários, a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, aos interessados em literatura pertencentes à comunidade em geral.

 

Georgette Silen

Obra: As crônicas de Kira

Datas: 27 e 28/09

Horário: 9h

Local: Teatro Sesc – 2º andar -  Av. Brasil, 30 – Passo Fundo – RS

 

 

 

Biblioteca (final da parte da Literatura)

 

Nossas Bibliotecas:

A Rede de bibliotecas do Sesc atende tanto o público infantil e infanto-juvenil quanto o público adulto, disponibilizando o acesso à literatura de lazer, informativa e didática, buscando despertar o gosto pela leitura, promovendo acesso aos livros através de atividades literárias como hora do conto, sarau literário, roda de leitura, etc. Todas as bibliotecas disponibilizam grande variedade de títulos que garantem a diversidade de gêneros, abrangendo dos clássicos aos contemporâneos nacionais e estrangeiros. As bibliotecas dispõem também de revistas semanais e mensais, além dos jornais regionais e locais e do acesso à Internet.

Todos os serviços são gratuitos, bastando apenas fazer o cartão do Sesc. Mais informações em: https://www.sesc-rs.com.br/cartao/

 


SESC PASSO FUNDO

Av. Brasil, 30 – Fone (54) 3313-4318/ 3311-9973

bibliotecapassofundo@sesc-rs.com.br

 

 

ARTES VISUAIS

 

PORTINARI – BAUZINHO DO PINTOR

Proposta educativa a serem partilhadas com publico infantil, jovens, professores e acadêmicos. Propõe reflexões e conhecimento sobre a obra de Portinari inserida em diversos contextos aproximando-a de outras referencias artísticas, explorando a interdisciplinaridade. As experiências geradas pela utilização deste material propiciam o desenvolvimento do olhar estético e do senso critico e colaboram na formação de um individuo apto a realizar novas leituras novas do mundo.

 

Data: 04/09 a 27/09/17

Horário: 9h as 12 e das 13h às 22h

Segunda à sexta-feira

Local: UO Sesc/Senac Lagoa Vermelha  – RS

Rua Nívio Castelano, 926

 

Data: 02 a 30/10

Local: Sesc Passo Fundo –

Visitação: 9h às 18h seg a sex, e 13h as 18h - sábados

Entrada Franca

 

 

PROJETOS ESPECIAIS

 

Projeto FESTIVAL CIDADE BAIXA - SOM E IMAGEM

Pretende realizar um painel da música urbana autoral produzida atualmente no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre e seu ambiente de efervescência artística, seu passado e sua importância cultural. Para isso lança mão de shows musicais, produção e realização de exposição fotográfica, produção e exibição de documentário em curta metragem, mostra de videoclipes e realização de oficinas artísticas. O festival é patrocinado pelo Pro-Cultura/RS.

Data: 29 e 30/09

Local: Sesc Passo Fundo – Av.Brasil, 30

 

OFICINAS

 

Musicalização Infantil

Oficina para a sensibilização musical, vivência e prática de instrumentos de cordas e percussão para crianças de 8 a 12 anos.

Ministrante: Andrei Corrêa (professor e guitarrista da Trem Imperial)

Duração: 1h

Classificação etária: 8 a 12

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Data: 29/09

Horário: 13h30 as 14h30

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

 

Oficina de Percussão

Oficina de percussão e rítmica brasileira. Rudimentos e técnicas para diversos instrumentos. 

Ministrante: Giovani Berti (percussionista do grupo Cidade Baixa)

Duração: 1h

Classificação etária: livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Data: 29/09

Horário: 14h30 as 15h30

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

 

Oficina de teatro - Voz

Oficina teatral com ênfase na voz. Atuação e interpretação poética.

Ministrante: Sirmar Antunes

Duração: 1h

Classificação etária: livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Data: 29/09

Horário: 16h as 17h

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

 

Oficina de teatro - Corpo

Vivência teatral com ênfase no corpo. Interpretação e expressão corporal.

Ministrante: Zé da Terreira

Duração: 1h

Classificação etária:  livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Data: 29/09

Horário: 17h as 18h

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30



EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Cidade Baixa - Imagens

Exposição fotográfica pela lente de Marcelo Liotti retratando o bairro e sua contemporaneidade com foco na música e expressões artísticas.

Nome do fotógrafo: Marcelo Liotti

Data: 29 e 30/09

Local: Sesc Passo Fundo – Hall do Teatro - Av. Brasil, 30

 

 

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO

Cidade Baixa - Som e Imagem

Direção: Fausto Prado e Leco Petersen

Documentário sobre a história do mais tradicional bairro boêmio de nosso estado e sua importância cultural, com ênfase na produção musical e artística através dos tempos.

Com atuações de Sirmar Antunes e Zé da Terreira.

Fotografia de Marcelo Liotti.

Trilha sonora de Fausto Prado.

Produção: Nunca Filmes e Rádio Buzina 

 

Duração: 15 min

Classificação etária: livre

 

Data: 29/09

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30

 

 

ESPETÁCULO MUSICAL

O Som da Cidade Baixa

Show coletivo com os grupos CIDADE BAIXA, TREM IMPERIAL E ELISA MENEGHETTI. 

Todos com trabalho autoral e de grande identificação com o bairro, representam três gerações de músicos e compositores e formam um cardápio musical completo e abrangente da música urbana produzida em Porto Alegre. Antecedendo o espetáculo musical haverá mostra de videoclipes de grupos autorais com atuação na Cidade Baixa.

 

Duração: 90 min

Classificação etária: livre

 

Data: 30/09

Horário: 20h

Local: Local: Teatro Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30

 

 

Banda/Grupo/integrantes

 

- Grupo CIDADE BAIXA

O Grupo Cidade Baixa foi criado em 2003 para interpretar as canções dos compositores Fausto Prado e Caetano Silveira. O trabalho tem o estilo próprio e original de uma parceria musical de longa data acrescida de um grupo de músicos da mais alta qualidade, tendo a música brasileira e suas diversas vertentes como seu meio principal. Com três CDs lançados o grupo obteve entre outros o Prêmio Açorianos 2006 (Melhor Compositor MPB) e Prêmio Açorianos 2009 (Melhor CD MPB). Participou do Projeto Pixinguinha/RJ em 2008. Em 2010 o grupo foi indicado ao Premio da Musica Brasileira/RJ na categoria melhor grupo MPB. Integram o Cidade Baixa: Alex Alano e Ana Krüger nos vocais, Luiz Mauro Filho nos teclados, César “Ratão” Moraes no baixo, Rafa Marques na bateria, Giovani Berti na percussão além de Fausto Prado no violão, guitarra e arranjos.  

- TREM IMPERIAL

A Trem Imperial é formada por Andrei Corrêa (vocal e guitarra), Filipe Narcizo (vocal e baixo) e Lucas Kinoshita (vocal e bateria). O grupo se formou em 2007 e prima pela construção de uma música além do conceito ou preconceito. De grande atuação nos palcos da Cidade Baixa, a Trem Imperial lançou em 2016 seu primeiro CD Autoral, “LOUCA VIAGEM”, que tem edição da MS2 Discos.

 

- ELISA MENEGHETTI

Cantora e atriz a jovem de 19 anos tem se destacado por sua participação em projetos como o musical infantil "A Arca de Noé" do diretor Zé Adão Barbosa e também pelo show

"Pra Viajar Com Nei No Cosmos", espetáculo que que passeia pelos 30 anos da carreira do cantor e compositor Nei Lisboa. Paralelamente Elisa trabalha em seu projeto autoral, tocando nos bares da Cidade Baixa e Bom Fim.


16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura

Promotores: Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo

As Jornadas Literárias de Passo Fundo constituem-se em movimentação cultural cujo objetivo é a formação de leitores multimidiais, emancipados, críticos e esteticamente sensíveis. As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007. Nesta edição, além de serem realizadas no Campus I da UPF, as atividades serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”. Em 2017, as Jornadas Literárias também homenagearão quatro grandes escritores brasileiros: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, contemplando sua trajetória e as obras que marcaram suas carreiras. Os espaços da Jornada receberão o nome desses escritores. O Palco de Debates, denominado nesta edição de Palco da Compadecida, ressurge dentro da grande lona, agora denominada Espaço Suassuna.

Datas: 02 a 06 de outubro de 2017

Horários: 09h às 22h

Local: Portal das Linguagens, Centro de Eventos - Campus I - UPF - Passo Fundo – RS - BR 285, Bairro São José

 

Promoção Universidade de Passo Fundo e Prefeitura de Passo Fundo, Patrocínio Institucional Banrisul, Patrocínio Temático Corsan e Zaffari Bourbon, Parceiro Cultural SESC, Apoiador cultural SESI e BSBIOS, Realização Ministério da Cultura.

 

Telefone para informações: (54) 3316-8368 - jornada@upf.br www.upf.br/16jornada

 

 

Não me toque estou cheia de lágrimas – Sensações de Clarice Lispector

GEDA Cia de Dança Contemporânea

Obra coreográfica baseada na personalidade de Clarice Lispector, escritora nascida na Ucrânia, considerada brasileira pelo público e pela sua própria declaração. A estrangeiridade de sua prosa, a singularidade dos seus livros e os movimentos que ela executou na vida desde o nascimento até a morte provoca a concepção desta obra solo que enfatiza a perturbação e inquietação desta mulher paradoxal, sombria e corajosa: "Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar” - Clarice Lispector

 

Ficha técnica:

Diretora da companhia e coreógrafa: Maria Waleska Van Helden

Bailarina/Intérprete: Fabiane Severo

Musicista: Helena Beatriz Pedroso -

Iluminador: Mauricio Rosa

Operação de som e vídeo : Clarissa Gomes

Audiodescritora: Marcia Caspary

Produtora: Joice Rossato - Aresta Cultural

 

Classificação etária: 12 anos

Duração: 50 minutos

 

Data: 05/11

Horário: 21h

Local: Portal das Linguagens, Centro de Eventos - Campus I - UPF - Passo Fundo - RS

BR 285, Bairro São José